Lufthansa Highlights Düsseldorf

 

Lufthansa Reisebericht Highlights Düsseldorf

 

Pode ver, mas não tocar!

Os habitantes de Düsseldorf estão bem habituados à importância de uma boa aparência, já que a sua cidade é considerada a mais importante metrópole da moda da Alemanha. No entanto, os nobres estabelecimentos da célebre Königsallee não são os únicos declarados pontos de interesse – Düsseldorf tem ainda para oferecer inúmeras exposições de arte e design de alto nível. O contrário das compras na “Kö”, aqui a regra é outra: pode ver, mas não tocar!

Voltar à vista geral

top

 

Lufthansa Reisebericht Highlights Düsseldorf

Joseph Beuys, Joseph Fassbender, Jörg Immendorf, Sigmar Polke, Gerhard Richter, Günther Uecker – todos ensinaram ou fizeram a sua aprendizagem na Academia das Artes de Düsseldorf. Numa galeria própria, esta escola superior exibe obras dos seus mais famosos professores e alunos, a par de outros objetos da coleção centenária desta instituição fundada em 1773. As exposições mudam semestralmente, no início dos semestres de verão e de inverno.

Info:
Galeria da Academia – Nova coleção: Burgplatz 1, Tel.: +49-(0)211/139 62 23. Horário de abertura: quarta-feira a domingo das 12h às 18h. www.kunstakademie-duesseldorf.de

Lufthansa Reisebericht Highlights Düsseldorf

Underground art: sob a animada avenida junto ao Reno esconde-se a modalidade de exposição mais espetacular de Düsseldorf, com o KIT – Kunst im Tunnel (literalmente, “arte no túnel”). Num espaço vazio entre os dois tubos do túnel que liga as margens do Reno, encontramos a vanguarda da cena artística contemporânea. A entrada neste ponto de encontro da cena artística faz-se através de um pavilhão de vidro na avenida.

Info:
KIT – Kunst im Tunnel: Mannesmannufer 1b, Tel.: +49-(0)211/892 07 69. Horário de abertura: quinta-feira a domingo das 11h às 18h. Entrada: 4 € (com desconto 3 €). www.kunst-im-tunnel.de

Lufthansa Reisebericht Highlights Düsseldorf

Entre as exposições de artistas de Düsseldorf já consolidados, a galerista Daniela Steinfeld expõe constantemente na sua galeria Van Horn exemplos provocantes da underground art, da grotesque art e da psychological art. O nome deste espaço de exposições remete para uma aldeia do Texas, em cujos arredores o forte militar de Marfa foi transformado numa enorme instalação ao ar livre para exposição de arte contemporânea.

Info:
Galeria Van Horn: Ackerstraße 99, Tel.: +49-(0)211/500 86 54. Horário de abertura: durante as exposições, quinta e sexta-feira das 14h às 18h, sábado das 12h às 16h e mediante marcação.
www.van-horn.net

top

 

Lufthansa Reisebericht Highlights Düsseldorf

À entrada do cada vez mais badalado Medienhafen, particularmente popular entre os designers, encontramos o espaço de exposição e vendas da Thonet. Aqui podemos ver obras-primas desta empresa cheia de tradição que alcançou a fama mundial com clássicos do mobiliário em madeira curvada e tubos de aço: desde a cadeira n.º 14, que na viragem do século revolucionou os cafés de Viena, passando por modelos pioneiros de Ludwig Mies van der Rohe e Marcel Breuer, até às mais recentes criações de designers de topo como Norman Foster, Piero Lissoni e James Irvine.

Info:
Espaço de vendas e exposição da Thonet: Ernst-Gnoß-Strasse 5, Tel.: +49-(0)211/15 76 07 20. Horário de abertura: segunda a sexta-feira das 14h às 19h, sábado das 11h às 16h, ou mediante marcação. wwww.thonet.de

Lufthansa Reisebericht Highlights Düsseldorf

A jovem colecionadora Julia Stoschek dedica-se inteiramente à arte multimédia moderna e a sua coleção inclui a arte da fotografia, do vídeo, da perfomance e da instalação. Encontra-se exibido um total de 400 trabalhos, entre os quais obras de artistas como Bruce Nauman, Marina Abramoviæ e Olafur Eliasson. O espaço de exposição é um antigo edifício fabril classificado como monumento nacional.

Info:
Julia Stoschek Collection Düsseldorf: Schanzenstraße 54, Tel.: +49-(0)211/585 88 40, horário de abertura consoante a exposição e, na maioria das vezes, apenas mediante pré-reserva ou registo prévio com indicação do nome. www.julia-stoschek-collection.net

Lufthansa Reisebericht Highlights Düsseldorf

Para a fundação museum kunst palast, as categorias museológicas convencionais não assumiram qualquer importância e os seus curadores definiram conscientemente focos de atenção muito particulares: a coleção inclui, por exemplo, a obra-prima de Peter Paul Rubens, Ascensão de Nossa Senhora (1616/18), obras da escola de pintura de Düsseldorf do século XIX e ainda quase todo o equipamento do lendário bar de artistas fundado em 1967, o Creamcheese. O museum kunst palast alberga igualmente o museu do vidro Hentrich, onde está exibida uma das maiores coleções de vidros da Europa.

Info:
Stiftung museum kunst palast: Ehrenhof 4-5, Tel.: +49-(0)211/899 02 00, Horário de abertura: terça-feira a domingo das 11h às 18h (quinta-feira até às 21h).
www.museum-kunst-palast.de

 

Fotos: Sackermann/Bilderberg, Hans Rathschlag/Nachlass Joseph Fassbender, KIT, Jan Albers/Daniela Steinfeld, museum kunst palast

 
top


logo Gruner & Jahr

Mais informações sobre viagens


Star Alliance