top

Reservas de voos

Para prepararmos a sua viagem o melhor possível, por favor indique-nos o tipo de assistência de que irá necessitar ao fazer a reserva do seu voo, ou o mais tardar até 48 antes da partida. Se nos avisar mais tarde ou se até não nos informar, não podemos garantir que teremos à sua disposição a assistência necessária.

Assim que reservar o seu voo, pode ajudar-nos a garantir o serviço de que necessita tanto no aeroporto como a bordo do avião. Para que possamos atendê-lo/a o mais confortavelmente possível, tanto no terminal como a bordo do avião, necessitamos de algumas informações suas com antecedência. Se reservar o seu bilhete por telefone, diga-nos por favor quais são as suas necessidades especiais antes de terminar a reserva. Proceda da mesma maneira se fizer a reserva numa agência de viagens.

Pode também reservar online o seu voo. Neste caso, após terminar a sua reserva online, entre em contacto connosco telefonicamente através do telefone +49 (0) 800 -838 4267 (chamada gratuita quando feita pela rede fixa alemã) e informe-nos sobre o apoio extra de que irá necessitar. Infelizmente estas informações não podem ser inseridas na sua reserva online.

 
top

No aeroporto

Chegue ao aeroporto atempadamente para que possa fazer o check-in sem pressas. Recomendamos-lhe que esteja no aeroporto pelo menos 90 minutos antes da hora da partida. Tal aplica-se especialmente a aeroportos no estrangeiro que poderá não conhecer bem. Antes de viajar, será talvez uma boa ideia informar-se sobre as condições exatas do aeroporto do qual irá partir.

Por favor, informe o agente no balcão de check-in que reservou o service, de modo a poder ser-lhe garantida a atenção preferencial e, caso seja necessário, seja acompanhado a bordo antes dos restantes passageiros. Embora não seja obrigado a responder, pedimos-lhe que nos informe acerca da natureza do seu problema medico (p.ex. mobilidade limitada, ou pacemaker).


Informações sobre o check-in

 
top

Os nossos serviços

Em todos os casos em que seja necessária assistência, levaremos e iremos buscar o passageiro ao avião e dar-lhe-emos todo o apoio no caso de ter de apanhar outro voo de ligação.

Serviços para utilizadores de cadeira de rodas

• A Lufthansa disponibilizará gratuitamente uma cadeira de rodas. Do mesmo modo, se desejar levar a sua cadeira de rodas desdobrável, pode fazê-lo sem custos adicionais. A sua cadeira de rodas levará transportada no porão do avião.

• Se necessitar duma cadeira de rodas para o seu aeroporto de partida e / ou destino, por favor informe-nos durante ou após a reserva. Se pretende levar a sua própria cadeira de rodas, dê-nos as dimensões e o peso da cadeira, assim como todas as suas característica (desdobrável/não-desdobrável, cadeira de rodas de desporto, etc.).

• Se a sua cadeira de rodas é movida a baterias, por favor informe-nos ao fazer a reserva que tipo de baterias usa; baterias de gel, baterias secas e baterias de eletrólito líquido podem ficar na cadeira de rodas. No entanto, os terminais das baterias têm de ser cobertos com fita elétrica isoladora ou tampas de plástico de modo a evitar possíveis curto-circuitos. Além disso, o passageiro ou o acompanhante terão de cuidar e desligar as baterias de eletrólito líquido antes embarcar.

• Por favor, comunique-nos até pelo menos 48 horas antes da partida de que apoios essenciais à mobilidade necessita, como por exemplo, cadeiras de rodas.


Reserva de voos para passageiros invisuais e amblíopes

Como passageiro invisual ou amblíopoes, está dispensado da apresentação de qualquer atestado de robustez física para viajar de avião. Por favor informe-se sobre as nossas regras relativas a cães-guias na cabine, sem qualquer custo adicional. Oferecemos o seguinte serviço de assistência a passageiros invisuais e amblíopodes:
• Briefings em separado, individuais
• Briefing em separado no caso de atrasos ou outros anúncios importantes
• Outro tipo de assistência como acompanhamento pessoal no aeroporto


Serviços para passageiros surdos ou com falta de audição

Para assegurarmos a melhor assistência possível informe-nos sobre o tipo de assistência de que necessita ao fazer a sua reserva ou o mais tardar até 48 horas antes da partida.

Conselhos para passageiros com dificuldades de aprendizagem

Passageiros com dificuldades de aprendizagem deverão viajar acompanhados.

Serviços para passageiros com problemas mentais:

Na generalidade, a Lufthansa transporta passageiros com problemas mentais. No entanto, é importante ter em conta os seguintes pontos:

Os caminhos para as portas de embarque nos aeroportos internacionais são muitas vezes longos e complicados e os passageiros têm muitas vezes dificuldade em encontrar o seu caminho e em comunicar.
Os controlos de segurança, de alfândega e de polícia podem causar stress e ansiedade.

É absolutamente essencial que o passageiro consiga seguir as instruções de segurança da tripulação durante o voo e em caso de turbulência.

A nossa recomendação:

Em qualquer caso, os bilhetes de avião para passageiros com problemas mentais deverão ser reservados com uma antecedência mínima de 48 horas antes da partida de modo a assegurar que receberão o melhor apoio possível antes e durante o voo.

Por favor tenha em consideração:

A faculdade de uma pessoa com um problema mental em cooperar não deverá ser sobrestimada. Com problemas específicos que levem a confusão ou desorientação (por ex., no caso da doença de Alzheimer), existe o risco de que o passageiro não preste atenção às instruções de segurança dadas pelo pessoal de bordo. Pode também ter consequências imprevistas se o passageiro desembarcar sem supervisão, pois poderá perder-se nos edifícios do aeroporto ou no perímetro do aeroporto e ficar cada vez mais confuso e mais nervoso. Caso o passageiro possa correr este perigo, recomendamos veementemente que viaje acompanhado por outra pessoa.


 
top

Companheiros de viagem

Por favor, tenha em atenção de que é necessário viajar acompanhado nos seguintes casos:

• se o passageiro não é autónomo em caso de situações de emergência ou de evacuação
• se o passageiro não consegue comunicar com o pessoal de cabina no caso de instruções de segurança
• se o passageiro não consegue entender ou seguir a demonstração de segurança

 
top

Cães-guias e outros cães de serviço

Pode levar gratuitamente o seu cão-guia ou outro cão de serviço. Recomendamos que o seu cão use açaime e cinto. No entanto, o número de animais autorizados a bordo, na cabina, é limitado. Daí ser aconselhável que nos informe atempadamente se deseja viajar com um cão-guia ou outro são de assistência. Por favor, tenha em atenção de que, nalguns países, há regulamentações especiais sobre a entrada de animais. Informe-se atempadamente.

Se reservou um voo de/para os EUA, tem também a possibilidade de transportar um cão de assistência emocional, os chamados “animais ESAN” (emotional support animal) na cabina do avião sem custos adicionais. O seu médico terá de enviar uma declaração de que necessita dum cão de serviço. Por favor, que teremos de verificar se é possível transportar o seu cão na cabina do avião.

Nos voos de longo curso, têm de se apresentar documentos respeitantes a higiene do cão. É necessária uma confirmação escrita de que o animal pode defecar ou urinar após ordem do dono, de modo que os outros passageiros não sejam perturbados de modo algum.

Condições de transporte de animais

Informação importante:
A Lufthansa só aceita, gratuitamente, Cães de Apoio Emocional e de Serviço Psiquiátrico em voos operados pela Lufthansa de/para os Estados Unidos. Restrições adicionais aplicam-se em voos de ligação operados pela Lufthansa fora dos Estados Unidos. Para voos de ligação operados pela Lufthansa fora dos Estados Unidos, os Cães de Apoio Emocional e de Serviço Psiquiátrico serão transportados na cabina numa caixa de transporte própria (animal de estimação na cabina) ou no compartimento de carga do avião dependendo do tamanho e do peso do cão – podem aplicar-se taxas adicionais. Os passageiros poderão ter de passar pela Alfândega e pela Imigração na Alemanha para obter ou fazer o check-in da caixa de transporte própria ou do cão.

Por favor certifique-se de que está em condições de apresentar os documentos de viagem e os vistos necessários, caso faça transbordo fora dos Estados Unidos e de que o seu cão não é aceite como animal de estimação na cabina. Recomendamos a que conte com um mínimo de 4 horas para o transbordo entre os voos de ligação.

 
top

Lista de controlo

Com a ajuda desta lista de controlo pode verificar rapida e facilmente se não se esqueceu de nenhum dos pontos essenciais ao preparar o seu voo:

Lista de controlo para a preparação da viagem para passageiros com mobilidade reduzida

 
top

Mais informações

Para mais informações ou no caso de ter alguma dúvida, contacte o Centro Médico da Lufthansa (Lufthansa Medical Operation Center / MOC):

Tel: +49 69 696 55 079
Fax: +49 69 696 83 677
E-mail: specialservice@dlh.de
(Aberto de 2ª a 6ª das 08h30 às 20h00; sábados, domingos e feriados das 08h30 às 16h30)

Além disso, o Balcão Médico nos EUA está à disposição dos passageiros de e para os EUA. Encontrará os contactos aqui: +1-516-296-95 80 (Aberto de 2ª a 6ª das 09h00 às 15h00).