top

Reservas de voos

Para prepararmos a sua viagem o melhor possível, por favor indique-nos o tipo de assistência de que irá necessitar ao fazer a reserva do seu voo, ou o mais tardar até 48 antes da partida. Se nos avisar mais tarde ou se até não nos informar, não podemos garantir que teremos à sua disposição a assistência necessária.

Assim que reservar o seu voo, pode ajudar-nos a garantir o serviço de que necessita tanto no aeroporto como a bordo do avião. Para que possamos atendê-lo/a o mais confortavelmente possível, tanto no terminal como a bordo do avião, necessitamos de algumas informações suas com antecedência. Se reservar o seu bilhete por telefone, diga-nos por favor quais são as suas necessidades especiais antes de terminar a reserva. Proceda da mesma maneira se fizer a reserva numa agência de viagens.

Pode também reservar online o seu voo. Neste caso, após terminar a sua reserva online, entre em contacto connosco telefonicamente através do telefone +49 (0) 800 -838 4267 (chamada gratuita quando feita pela rede fixa alemã) e informe-nos sobre o apoio extra de que irá necessitar. Infelizmente estas informações não podem ser inseridas na sua reserva online.

 
top

No aeroporto

Chegue ao aeroporto atempadamente para que possa fazer o check-in sem pressas. Recomendamos-lhe que esteja no aeroporto pelo menos 90 minutos antes da hora da partida. Tal aplica-se especialmente a aeroportos no estrangeiro que poderá não conhecer bem. Antes de viajar, será talvez uma boa ideia informar-se sobre as condições exatas do aeroporto do qual irá partir.

Por favor, informe o agente no balcão de check-in que reservou o service, de modo a poder ser-lhe garantida a atenção preferencial e, caso seja necessário, seja acompanhado a bordo antes dos restantes passageiros. Embora não seja obrigado a responder, pedimos-lhe que nos informe acerca da natureza do seu problema medico (p.ex. mobilidade limitada, ou pacemaker).


Informações sobre o check-in

 
top

Os nossos serviços

Em todos os casos em que seja necessária assistência, levaremos e iremos buscar o passageiro ao avião e dar-lhe-emos todo o apoio no caso de ter de apanhar outro voo de ligação.

Serviços para utilizadores de cadeira de rodas

• A Lufthansa disponibilizará gratuitamente uma cadeira de rodas. Do mesmo modo, se desejar levar a sua cadeira de rodas desdobrável, pode fazê-lo sem custos adicionais. A sua cadeira de rodas levará transportada no porão do avião.

• Se necessitar duma cadeira de rodas para o seu aeroporto de partida e / ou destino, por favor informe-nos durante ou após a reserva. Se pretende levar a sua própria cadeira de rodas, dê-nos as dimensões e o peso da cadeira, assim como todas as suas característica (desdobrável/não-desdobrável, cadeira de rodas de desporto, etc.).

• Se a sua cadeira de rodas é movida a baterias, por favor informe-nos ao fazer a reserva que tipo de baterias usa; baterias de gel, baterias secas e baterias de eletrólito líquido podem ficar na cadeira de rodas. No entanto, os terminais das baterias têm de ser cobertos com fita elétrica isoladora ou tampas de plástico de modo a evitar possíveis curto-circuitos. Além disso, o passageiro ou o acompanhante terão de cuidar e desligar as baterias de eletrólito líquido antes embarcar.

• Por favor, comunique-nos até pelo menos 48 horas antes da partida de que apoios essenciais à mobilidade necessita, como por exemplo, cadeiras de rodas.


Reserva de voos para passageiros invisuais e amblíopes

Como passageiro invisual ou amblíopoes, está dispensado da apresentação de qualquer atestado de robustez física para viajar de avião. Por favor informe-se sobre as nossas regras relativas a cães-guias na cabine, sem qualquer custo adicional. Oferecemos o seguinte serviço de assistência a passageiros invisuais e amblíopodes:
• Briefings em separado, individuais
• Briefing em separado no caso de atrasos ou outros anúncios importantes
• Outro tipo de assistência como acompanhamento pessoal no aeroporto


Serviços para passageiros surdos ou com falta de audição

Para assegurarmos a melhor assistência possível informe-nos sobre o tipo de assistência de que necessita ao fazer a sua reserva ou o mais tardar até 48 horas antes da partida.

Conselhos para passageiros com dificuldades de aprendizagem

Passageiros com dificuldades de aprendizagem deverão viajar acompanhados.

Serviços para passageiros com problemas mentais:

Na generalidade, a Lufthansa transporta passageiros com problemas mentais. No entanto, é importante ter em conta os seguintes pontos:

Os caminhos para as portas de embarque nos aeroportos internacionais são muitas vezes longos e complicados e os passageiros têm muitas vezes dificuldade em encontrar o seu caminho e em comunicar.
Os controlos de segurança, de alfândega e de polícia podem causar stress e ansiedade.

É absolutamente essencial que o passageiro consiga seguir as instruções de segurança da tripulação durante o voo e em caso de turbulência.

A nossa recomendação:

Em qualquer caso, os bilhetes de avião para passageiros com problemas mentais deverão ser reservados com uma antecedência mínima de 48 horas antes da partida de modo a assegurar que receberão o melhor apoio possível antes e durante o voo.

Por favor tenha em consideração:

A faculdade de uma pessoa com um problema mental em cooperar não deverá ser sobrestimada. Com problemas específicos que levem a confusão ou desorientação (por ex., no caso da doença de Alzheimer), existe o risco de que o passageiro não preste atenção às instruções de segurança dadas pelo pessoal de bordo. Pode também ter consequências imprevistas se o passageiro desembarcar sem supervisão, pois poderá perder-se nos edifícios do aeroporto ou no perímetro do aeroporto e ficar cada vez mais confuso e mais nervoso. Caso o passageiro possa correr este perigo, recomendamos veementemente que viaje acompanhado por outra pessoa.


 
top

Companheiros de viagem

Por favor, tenha em atenção de que é necessário viajar acompanhado nos seguintes casos:

• se o passageiro não é autónomo em caso de situações de emergência ou de evacuação
• se o passageiro não consegue comunicar com o pessoal de cabina no caso de instruções de segurança
• se o passageiro não consegue entender ou seguir a demonstração de segurança

 
top

Cães-guias e outros cães de serviço

Pode levar gratuitamente o seu cão-guia ou outro cão de serviço. Recomendamos que o seu cão use açaime e cinto. No entanto, o número de animais autorizados a bordo, na cabina, é limitado. Daí ser aconselhável que nos informe atempadamente se deseja viajar com um cão-guia ou outro são de assistência. Por favor, tenha em atenção de que, nalguns países, há regulamentações especiais sobre a entrada de animais. Informe-se atempadamente.

Se reservou um voo de/para os EUA, tem também a possibilidade de transportar um cão de assistência emocional, os chamados “animais ESAN” (emotional support animal) na cabina do avião sem custos adicionais. O seu médico terá de enviar uma declaração de que necessita dum cão de serviço. Por favor, que teremos de verificar se é possível transportar o seu cão na cabina do avião.

Nos voos de longo curso, têm de se apresentar documentos respeitantes a higiene do cão. É necessária uma confirmação escrita de que o animal pode defecar ou urinar após ordem do dono, de modo que os outros passageiros não sejam perturbados de modo algum.


Condições de transporte de animais

 
top

Lista de controlo

Com a ajuda desta lista de controlo pode verificar rapida e facilmente se não se esqueceu de nenhum dos pontos essenciais ao preparar o seu voo:

Lista de controlo para a preparação da viagem para passageiros com mobilidade reduzida

 
top

Mais informações

Para mais informações ou no caso de ter alguma dúvida, contacte o Centro Médico da Lufthansa (Lufthansa Medical Operation Center / MOC):

Tel: +49 69 696 55 079
Fax: +49 69 696 83 677
E-mail: specialservice@dlh.de
(Aberto de 2ª a 6ª das 08h30 às 20h00; sábados, domingos e feriados das 08h30 às 16h30)

Além disso, o Balcão Médico nos EUA está à disposição dos passageiros de e para os EUA. Encontrará os contactos aqui: +1-516-296-95 80 (Aberto de 2ª a 6ª das 09h00 às 15h00).