Lufthansa Highlights Leipzig

 

Lufthansa Reisebericht Highlights Leipzig

 

Mostra-me! Por favor! Leipzig!

Há alguns anos, Else Buschheuer regressou de Nova Iorque para Leipzig. Nas suas palavras, uma cidade onde encontramos simultaneamente vestígios do socialismo e da reluzente limpeza capitalista. Agora, esta escritora de bestsellers e moderadora de televisão faz-nos uma visita guiada pela vida noturna da sua cidade-natal.

Voltar à vista geral

Final da tarde, pelas sete e meia. Percorro o centro da cidade de Leipzig. Vou a fazer o “Passo Lipsi”. Conhece o passo lipsi? Um passo com o pé esquerdo para a esquerda. Lançar o pé direito para a esquerda, juntar os pés. Uma dança de Leipzig e que a RDA inventou nos anos cinquenta. Para combater o twist ocidental. Mas o passo lipsi nunca conseguiu conquistar o seu lugar ao sol.

Pedras de calçada. Candeeiros de rua frios e redondos. Crianças com capuzes. Cachecóis a combinar com os sapatos. Calças de ganga elásticas enfiadas dentro das botas. Casais a comer rolo de carne em restaurantes. Janelas iluminadas em fachadas antigas. Aroma a baunilha de uma casa de chá. Os quiosques de postais são recuperados. O acordeonista toca o seu último “Rondo alla turca”. Vestígios dos contos infantis de Wilhelm Hauff.

Na geladaria Pinguin, limpei o meu primeiro copo de gelado em criança (Katharinenstraße 4). Um leite quente em dias frios custa aqui 1,60 euros.A Praça do Mercado, há anos um verdadeiro estaleiro. O fabricante de perucas Woyzeck foi ali decapitado em 1824 por ter esfaqueado a sua amada por ciúme. Georg Büchner inspirou-se na história.

Ler mais

top

 

Lufthansa Reisebericht Highlights Leipzig

Na Barfußgässchen, também denominada Drallewatsch, a escritora Else Buschheuer aprecia particularmente a grande quantidade de bares.

Lufthansa Reisebericht Highlights Leipzig

O edifício City-Hochhaus, próximo da fonte Mendebrunnen, é um símbolo de Leipzig. Foi construído em 1972 e era então o prédio mais alto da Alemanha.

Lufthansa Reisebericht Highlights Leipzig

Jazz, funk, disco: o Spizz é uma das mais badaladas discotecas de Leipzig e do seu programa constam regularmente atuações ao vivo.

top

 

Lufthansa Reisebericht Highlights Leipzig

Na gastronomia de Leipzig, a diversidade gastronómica supera a rotina: aos adeptos dos gelados não passará despercebida a geladaria Pinguin, um estabelecimento com profundas raízes na cidade

Lufthansa Reisebericht Highlights Leipzig

No restaurante Kim, Else Buschheuer saboreia o seu prato coreano favorito: bulgogi, carne de vaca em fatias finas e temperada com especiarias, grelhada na mesa, com Kim-Chi (couve chinesa em escabeche) e sake quente (vinho de arroz).

Lufthansa Reisebericht Highlights Leipzig

Primeiro a música clássica, depois os blues: na Augustusplatz, a “terceira” Gewandhaus, concluída em 1981, conta-se entre as maiores salas de concertos de todo o país. As suas duas antecessoras haviam sido inauguradas em 1498 e 1884.

top

 

Lufthansa Reisebericht Highlights Leipzig

Else Buschheuer nasceu em 1965 em Eilenburg bei Leipzig. Logo com o seu primeiro romance “Ruf! Mich! An!”, conheceu em 2000 um grande êxito, em 2010 publicou o segundo romance “Masserberg” na Aufbau-Verlag, publicado originalmente em 2001 (8,95 euros, ISBN 978-3-7466-2587-4). Entretanto a escritora e moderadora mantém-se também ativa no Twitter: http://www.twitter.com/buschheuer

 

Fotos: Jörg Gläscher (6) Jackal/fotolia, Taner/Corbis

 
top


Logo Gruner & Jahr

Mais informações sobre viagens